QUEM EMBARCOU
A FORA DO QUADRADO conta com uma rede de profissionais experientes, criativos, inventivos e críticos que partilham dos mesmos ideais, valores e motivações. Nossos caminhos se cruzaram em algum lugar dentro do quadrado, mas nossa sintonia continua vibrando na mesma frequência, fora dele.
Conheça os parceiros da FORA DO QUADRADO que desejam inspirar pessoas a descobrir novas terras e a olhar por aquele ângulo que ainda ninguém viu.
Se eu não tivesse nascido menino, certamente seria um pássaro, uma árvore ou um riacho. Amo principalmente o mato, as trilhas. Não à toa, acabei atraído pelo haicai, um poema de origem japonesa que tem como tema a natureza. Faço da poesia o meu trabalho e do meu trabalho a poesia.
Já não sou mais criança, mas a minha infância está logo ali! Basta me ver distraído! E como diz o poeta: distraídos venceremos!
Muito prazer, sou Álvaro.
Alvaro Posselt é poeta curitibano. Tem 10 livros publicados, entre eles, Sopro de criança, Viagem pelo jardim, Bichinhos de estima são e Tão breve quanto o agora. Neste último consta seu haicai mais famoso: Curitiba não nos poupa / Ontem tomei sorvete / Hoje tomo sopa. Seus poemas aparecerem pela cidade através de vitrais (ACGB). Divulga voluntariamente o haicai em escolas públicas. Transformou sua casa em um espaço cultural, a Casa Posselt, onde recebe escolas e o público em geral para oficinas, bate-papos e rodas de leitura.
Sou um ser brincante. Cultivo minha criança interior. Quando me encontro com outras crianças, me perco no meio delas. Outras vezes, elas se perdem em mim. Sou professora de coração e faço o que gosto por opção.
Curiosa por natureza, não consigo ficar parada nem presa. Sou colorida e intensa. Tenho força e delicadeza. Da vida levo a leveza.
Libriana, busco na balança meu ponto de equilíbrio. Estou sempre em movimento. Quem descansa não tem tempo de mover o pensamento.
Muito prazer, sou Ana.
Ana Maria Carvalho Gonçalves é pedagoga, professora, arte-educadora, contadora de histórias com mais de quatro décadas de experiência na Educação Infantil. Dedica-se ao estudo das relações entre criança e natureza, literatura infantil e psicomotricidade relacional.
Gosto de guardar coisas da infância. Fotografias, por exemplo. E histórias. Nasci no interior do Paraná em uma cidade chamada Palmeira. No quintal da minha casa, havia muito espaço. Havia espaço para ter e receber amigos. Havia espaço para brincar e espaço para ser criança.
Quando me perguntavam “o que você quer ser quando crescer”, eu respondia “cientista maluco”. Então, havia também espaço para meu próprio laboratório de cientista maluco. Eu cresci... e fui conhecer outros quintais. Estudei Literatura, Artes, Teatro. Ainda gosto de fotografias. Ainda gosto de receber amigos. Ainda gosto de brincar.
E, sobretudo, ainda gosto de ouvir, ler, escrever e contar histórias. Acho que meu sonho de criança – o de ser um cientista maluco – deu certo.
Muito prazer, sou Anderson.
Anderson Novello é graduado em Letras/Português, bacharel em Artes Cênicas, especialista em Ensino de Arte e mestre em Literatura. Possui experiência na área de Letras no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Ministra palestras e cursos por todo o Brasil. Principais temas: Literatura Infantil, Contação de Histórias, Leitura e Produção Textual, Oratória Para Professores e Escutatória. Autor de livros de Literatura Infantil, também tem uma obra publicada para jovens e adultos. Membro vitalício da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo, onde ocupa a cadeira nº 139. Autor / contador de histórias convidado para visitar escolas com ensino de Língua Portuguesa – Londres 2018 e 2019. Autor convidado para o 1º Encontro de Escritores Brasileiros em Nova York 2019.
Nasci com vontade de voar, ou talvez com asa nos pés, ninguém sabe! Quando pequena, dizia aos quatros ventos que, ao crescer, seria astronauta. Descobri um outro jeito de ficar no mundo da lua e de desbravar os céus. Meu lema é: "Há muitos céus para descobrir no universo da aprendizagem", por isso aterrisso nas escolas tentando encontrar o que revigora nesse espaço de agora.
Sou especialista em cultivar minhocas e grilos das cabeças alheias porque acredito que fertilizam o solo. A quem interessar, tenho o coração de manteiga que derrete toda vez que o coração esquenta.
Muito prazer, sou Deyse.
Deyse Campos é pedagoga, especialista em Psicopedagogia e também em Psicomotricidade Relacional, graduanda em Psicologia. É contadora de histórias e autora de livros didáticos e de literatura infantil. Atua como assessora de ensino e consultora pedagógica e também dedica-se à formação de professores.
Nasci na primavera, quando a natureza mostra seu maior esplendor. Isso talvez explique meu encanto com sua beleza e minha paixão por desvendar seus mistérios. Tenho uma curiosidade natural pelas coisas naturais, o que me impulsionou a estudar Ciências Biológicas e Educação.
Respeito o papel de cada componente da biodiversidade na manutenção do equilíbrio dinâmico que rege a vida. Desafio-me continuamente a viver em um mundo melhor e quero compartilhar isso com todos.
Muito prazer, sou Edinalva.
Edinalva Oliveira é bióloga, especialista em Educação, mestre e doutora em Ciências Biológicas. Tem mais de três décadas de experiência como docente em todos os níveis de ensino, desde a educação básica, magistério, ensino superior até a pós-graduação. Suas reflexões, estudos e pesquisas estão conectados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Quando criança, idealizava ser professora de português e ter muitos livros (objetos que não existiam na minha casa). Concretizei parte de minha idealização de infância: mergulhei de corpo e alma no universo da educação, da partilha de saberes.
Fui “ratinha de biblioteca”, devoradora de livros. Quis saber como eles eram feitos e caí no mundo editorial. Quis aproximar as pessoas dos livros e enchi as estantes de uma pequena livraria. A literatura me pegou de jeito e nunca mais se afastou de mim. Meu mundo é o das palavras, dos livros, das artes e é esse universo que quero sempre compartilhar com as pessoas.
Muito prazer, sou Enilda!
Enilda Pacheco é graduada em Letras Português-Literatura, mestre em Ciências da Comunicação Semiótica. Tem experiência na educação desde a educação infantil até a pós-graduação e também na formação e aperfeiçoamento de professores. Atua no mercado editorial como autora, editora, revisora e consultora. Seus estudos atuais compreendem mediação de leitura, escrita criativa, poesia na escola e literatura como experiência.
Sou uma peruana do Brasil ou seria uma brasileira do Peru? Na verdade, sou ambas. Sou palavreira de nascimento. Fiz desta cisma com as palavras meu ofício itinerante. Nos entretantos do tempo, permaneço primordialmente analógica. Daí meu fascínio pela linguagem infantil, popular e dos poetas. Quando menina, ainda no Peru, ficava na ponta dos pés para espiar do outro lado das montanhas.
Agora, morando deste lado da fronteira, tento espiar o que acontece nos países vizinhos. Para dar conta desse amor continental escrevo dobrado: de dia e de noite, em verso e em prosa, para adultos e crianças, no quente e no frio… e, claro, em português e em espanhol.
Muito prazer, sou Glória.
Glória Kirinus é graduada em Letras-Português e em Letras-Espanhol, especialista em Literatura Brasileira, mestre em Letras, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada, pós-doutora em Sociologia - Teorias do Imaginário. Atuou como professora universitária na PUCPR. É escritora de literatura infantojuvenil e edições bilíngues. Conferencista em congressos nacionais e internacionais. Criadora e ministrante da oficina de Criação Literária e Vitalidade Poética "Lavra-Palavra" no Brasil e no exterior. Seus livros estão no palco pela Cia Cena Hum e pelo grupo Tapetes Contadores de Histórias.
Sou artista, músico e compositor e me descobri educador. Admirador e pesquisador da cultura popular, crio e recrio canções e brincadeiras junto com as crianças. Minha curiosidade pela natureza e meu amor pelos animais me levaram à medicina veterinária.
Minha alma musical me permite criar canções para as pessoas com as quais convivo. Meu olhar cuidadoso me faz enxergar a essência de cada um. Sou brincante, pai de dois meninos, parceiro de uma mulher e uma mãe incrível.
Muito prazer, sou José.
José Navarro é médico veterinário, especialista em Música na Educação Infantil e mestre em Ciência Animal. É musicoterapeuta, professor, pesquisador, artista e educador da infância. Têm trabalhos realizados nas áreas de educação infantil, educação ambiental, música e teatro.
Sou uma pessoa sensível. Percebo a beleza da vida nos pequenos detalhes. Acredito no poder transformador da educação. Entendo o ser humano como um ser integral. Creio no poder dos vínculos afetivos e sociais.
Busco perceber o lado bom e o aprendizado dos desafios cotidianos. A espiritualidade ilumina meus pensamentos. Determinação e persistência são marcas da minha personalidade. Livros, flores, objetos artísticos, papel e caneta são elementos que me identificam.
Muito prazer, sou Juliana.
Juliana Aramayo Boff é psicóloga, mestre e doutoranda em Educação. Atua há quase três décadas na educação básica e já passou pelo ensino superior e pós-graduação. Suas principais áreas de estudo são aprendizagem, cultura da infância, educação básica, formação de professores e espiritualidade.
Muitas pessoas têm o costume de perguntar o que sou ou o que faço. Não hesito em lhes dizer que coleciono momentos e que estou em constante transformação. Sou eu que crio minhas narrativas. Caminho na direção que quero seguir, para escrever a história que quero contar.
Filha e neta de educadoras, sempre rabisquei um futuro com propósito; mais justo e consciente. Por isso, escolhi ser arquiteta e urbanista. Quero criar possibilidades. Quero transformar. Seja o todo, ou eu mesma.
Minha alma é curiosa e questionadora. Meus pés são itinerantes. Não vim para esse mundo viver uma versão limitada de mim. Descobri que posso ser tudo, fazer de tudo um pouco, mas mudar de ideia no meio do caminho. Isso porque, "somos o que fazemos, mas também somos aquilo que fazemos para mudar o que somos".
Muito prazer, sou Marina.
Marina Gonçalves Hesketh Cardoso é graduada em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Gestão Urbana. Já atuou como arquiteta em projetos comerciais, como planejadora urbana e educadora ambiental em projetos do setor público. Possui experiência acadêmica como pesquisadora bolsista e experiência internacional como estudante bolsista, na Vancouver Island University, no Canadá, pelo programa Ciência sem Fronteiras.
Sou um ser musical. Desde muito cedo, fui impactada pelo som da chuva, dos raios e dos trovões. Dancei e cantei a tempestade. Recebi de presente das crianças com as quais trabalho o apelido carinhoso de “cabeça de nuvem”, em homenagem aos meus cabelos brancos.
Não sei se me considero uma adulta criança ou uma criança adulta. Fiz de meu corpo um instrumento para celebrar a vida. Fiz de meu ser e de minha voz a conexão entre o céu e a terra. A música e a canção habitam em mim e eu nelas.
Muito prazer, sou Meire.
Meire Valin é graduada em Serviço Social e é também musicista e professora de música (iniciação musical e canto). Tem formação em Terapias Florais e Consciência Energética. É preparadora vocal de crianças e adultos para espetáculos musicais e teatrais. Realiza formações docentes em musicalização e cultura popular brasileira.
Sou um ser brincante que gosta de criar, contar, narrar para crianças de todas as idades. Sou amante dos processos educativos, da cultura da infância e das muitas linguagens artísticas.
Acredito no poder mítico, ativo, humanizador e transformador da palavra falada, lida e ilustrada. Tenho o propósito de levar a alma do ouvinte a refletir e ressignificar sua própria história.
Muito prazer, sou Nádia.
Nádia Cristina Opalinski é pedagoga, especialista em Contação de Histórias e Literatura Infantil. Atuou como docente e gestora na Educação Infantil. Tem experiência na formação de professores no Brasil e no exterior. É voluntária na ACRIDAS (Associação Cristã de Assistência Social), no Projeto Sementes do Quadrado, em Trancoso e Belo Horizonte. É a idealizadora da empresa LêConto.
Narrar, criar e amar são ações que me definem. A paixão pela educação me faz narrar a vida, o movimento, as histórias. A paixão pela educação me faz criar e imaginar, criar vínculos, criar liberdade, criar asas.
A paixão virou amor. Amor pelo ser brincante, estudante e falante que habita em todos nós.
Muito prazer, sou Samara.
Samara Rosa é pedagoga, professora, especialista em Literatura e Contação de Histórias. Tem MBA em gestão escolar. É contadora de histórias e bonequeira. Suas bonecas negras de pano, confeccionadas em família, simbolizam a importância da representatividade na infância.
Desde pequena acompanhei meu pai desenhista, pintor, fotógrafo, professor e escritor e me tornei apaixonada por escrever e motivada para criar e aceitar desafios. Percebo que sou dinâmica, alegre, perseverante e, em quase tudo o que escrevo e faço procuro sempre refletir sobre o que eu/nós podemos aprender com isto. Sempre fui muito preocupada com a ecologia, amante da preservação da natureza e da prevenção em saúde mental e das intervenções grupais. Meus olhos se abrem para contemplar o mar, as flores, os pássaros e meus braços e meu coração se abrem para as crianças.
Muito prazer, eu sou Vera, Verinha, Veroka.
Vera Regina Miranda é psicóloga especialista nas áreas clínica e educacional, mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência, escritora, criadora e co-criadora de jogos, psicoterapeuta de abordagem sistêmica junto a casais, indivíduos e famílias, facilitadora do Método Friends, professora do curso de Psicologia há mais de 35 anos.